Brincadeiras com Material Reciclado para fazer com o seu filho

💙
21 novembro 2014

5 brincadeiras com material reciclado para fazer com o seu filho

Sabe aqueles dias chuvosos que seu filho fica entediado e parece que já enjoou de todos os brinquedos existentes? Não se preocupe, pois nem só de videogame e televisão vivem as crianças. Que tal inventar brincadeiras com material reciclado, que ajudam no desenvolvimento da criança e ainda por cima representam a oportunidade perfeita para você passar mais tempo com o seu filho?  

Usar material reciclado e alguns outros itens que você provavelmente já tem em casa não é difícil. 
Veja aqui algumas ideias de brincadeiras para inventar e mudar a rotina:

1 – Use as caixas de cereais para fazer brinquedos diferentes

As caixas de cereais são feitas de um papel firme semelhante à cartolina e substituem este material facilmente para montar brinquedos. Pode ser um computador de mentirinha, móveis para a casinha de bonecas ou um quebra-cabeças. Desenhe quadrados na parte de trás do papel e recorte. Se a criança for maiorzinha, é só desenhar quadrados menores com cantos arredondados, zig-zags e outras formas de encaixe.


2 – Jogue boliche com garrafas pet

Separe no mínimo 6 garrafas pet vazias. Marque a pista de boliche no chão com fita adesiva colorida ou fita crepe. Faça também um “X” para marcar o lugar de cada garrafa. A bola pode ser uma bolinha de tênis ou feita com meia ou jornal amassado. As crianças pequenas vão adorar simplesmente jogar a bolinha e poder derrubar alguma coisa dentro de casa. Os maiorzinhos podem marcar o placar, contando quantas garrafas derrubaram.

3 – Guarde a sobra de copos descartáveis da festinha para inventar vários tipos de jogos

Copos descartáveis são levinhos e fáceis de empilhar, ainda mais se forem de papel. Desenvolvem a coordenação motora e os movimentos mais refinados. Depois de empilhar também dá pra brincar de quem derruba mais copos com uma bolinha, semelhante ao boliche. Mude a brincadeira estimulando o seu filho a pegar a bolinha que você jogar, usando o copo como recipiente. Troque de lugar e deixe ele jogar para que você tente pegar a bolinha com o copo. Por fim, com um cabo de vassoura é possível tentar a acertar a bolinha em copos deitados, simulando um jogo de golfe.

4 – Brinque de basquete com bolas de jornal ou revistas velhas

Junte jornal ou revistas velhas e ajude o seu filho a fazer várias bolas de papel. Se ele estiver aprendendo a contar, é a oportunidade perfeita para estimular o raciocínio numérico.  Marque no chão com um tapete ou fita adesiva, o lugar de onde ele deve arremessar as bolinhas. O alvo pode ser um balde grande ou cesto de roupa. Vocês podem competir um contra o outro e ele pode contar quantas bolas cada um acerta.

5 – Caixas de papelão viram os brinquedos mais incríveis

Se as crianças forem pequenas e as caixas de papelão grandes, elas podem virar casas e castelos com apenas alguns traços de caneta e recortes para fazer as janelas. Se quiser fazer algo diferente, junte pequenos brinquedos como carrinhos, bolinhas ou bonecos e esconda em jornais, revistas, caixas pequenas, embalagens de cereais, biscoitos. Jogue tudo dentro de uma grande caixa de papelão e peça para o filhote achar os brinquedos. Se ele puder entrar na caixa, melhor ainda. 
Lembre-se apenas de escolher um número fixo de brinquedos e anotar, para não perder nenhum.

Foto: Oleg

Pronto. Agora que você já tem 5 ideias de brincadeiras usando materiais reciclados, com certeza a criançada vai ficar feliz e muitas outras ideias surgirão. Solte a criatividade!
Você não precisa se preocupar com gastos e nem como limpar a casa depois da bagunça, porque é só juntar tudo e levar para o lixo reciclável.


E vocês, tem alguma ideia de brincadeiras usando material reciclado? 
Já fizeram alguma brincadeira que as crianças gostaram? 
Contem pra gente!

Beijos Mi Gobbato !!!
Um comentário on "Brincadeiras com Material Reciclado para fazer com o seu filho "

Custom Post Signature

Custom Post  Signature